Páginas

Assuntos

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

HALLOWEEN - ORIGEM


imagem:  divulgação

Quando você pensa em Halloween, o que vem à mente? Para muita gente , o Halloween tornou-se sinônimo de doces, fantasias , coisas assustadoras , bruxas, fantasmas e abóboras. Mas você conhece a conexão cristã ao feriado?

As verdadeiras origens do Halloween vêm das antigas tribos celtas que viviam na Irlanda, Escócia, País de Gales e Bretanha. Para os celtas,  de Novembro marcava o início de um novo ano e a chegada do inverno.  Na noite antes do ano novo , eles celebraram o festival de Samhain, Senhor dos Mortos. Durante este festival, os celtas acreditavam que as almas dos mortos (incluindo fantasmas, duendes e bruxas) voltavam a misturar-se com os vivos e, a fim de espantar os maus espíritos, as pessoas usavam máscaras e fogueiras de luz.

imagem: divulgação

Quando os romanos conquistaram os celtas , acrescentaram os seus próprios toques para o festival de Samhain , como fazer centros de maçãs e nozes para Pomona, a deusa romana dos pomares, e beber cidra. Já sob o domínio cristão, em 835, o Papa Gregório IV mudou a celebração do dia 1° de Novembro para todos os mártires (mais tarde todos os santos)Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1° de Novembro ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening - Hallowe'en - Halloween

imagem: divulgação

A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo) e para os celtas o lugar dos mortos que era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. 

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, sua mensagem é muito importante para mim.