HALLOWEEN - ORIGEM
imagem: divulgação
Quando você pensa em Halloween, o que vem à mente? Para muita gente , o Halloween tornou-se sinônimo de doces, fantasias , coisas assustadoras , bruxas, fantasmas e abóboras. Mas você conhece a conexão cristã ao feriado?
As verdadeiras origens do Halloween vêm das antigas tribos celtas que viviam na Irlanda, Escócia, País de Gales e Bretanha. Para os celtas, 1° de Novembro marcava o início de um novo ano e a chegada do inverno. Na noite antes do ano novo , eles celebraram o festival de Samhain, Senhor dos Mortos. Durante este festival, os celtas acreditavam que as almas dos mortos (incluindo fantasmas, duendes e bruxas) voltavam a misturar-se com os vivos e, a fim de espantar os maus espíritos, as pessoas usavam máscaras e fogueiras de luz.
imagem: divulgação
Quando os romanos conquistaram os celtas , acrescentaram os seus próprios toques para o festival de Samhain , como fazer centros de maçãs e nozes para Pomona, a deusa romana dos pomares, e beber cidra. Já sob o domínio cristão, em 835, o Papa Gregório IV mudou a celebração do dia 1° de Novembro para todos os mártires (mais tarde todos os santos). Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1° de Novembro ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening - Hallowe'en - Halloween.
imagem: divulgação
A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais
importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo) e para os celtas o lugar dos mortos que era um lugar de felicidade
perfeita, onde não haveria fome nem dor.
Se analisarmos o modo como o Halloween é
celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma
alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao
princípio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, sua mensagem é muito importante para mim.